segunda-feira, 22 de outubro de 2012

A Mudança – “O Manual do Homem Novo”, Intróito e Primeira Parte



Sunrise by the Ocean - Vladimir Kush

 
Quem se tem dado à maçada de me ler poderá certamente ter constatado que sou apologista da mudança individual. Para mim, todas as grandes mudanças exteriores têm forçosamente de nascer de uma profunda mudança individual. É a mudança qualitativa interior de cada um que dá origem ao desenvolvimento positivo no mundo exterior. É o pensamento do indivíduo singular que origina o pensamento colectivo. E a acção é sempre precedida pelo pensamento. Há que ter cuidado, por conseguinte, com o que se pensa, pois o pensamento que se concretiza na acção individual é sempre, sem excepção, um componente do pensamento e da acção globais.
Há uns anos atrás encontrei na internet um pequeno livro, em língua espanhola, intitulado “El Manual del Hombre Nuevo”. O título despertou-me a atenção e li-o. Depois voltei a lê-lo, uma e outra vez. É de uma simplicidade gritante, no entanto alcança uma vertiginosa profundidade.
Obviamente, os que entendem a vida como um mero percurso do nascimento à morte, e fazem questão de vivê-la futilmente não encontrando nela qualquer objectivo senão o impulso momentâneo ditado por uma sociedade escravizante, frívola e vazia, jamais lhe descortinarão a profundidade e verão nele apenas uma amálgama de palavras sem sentido. Mas aqueles que vêem a vida como um propósito sublime, que sabem que não são meros piões num jogo de xadrez fortuito e caótico, que reconhecem em si próprios um dever intrínseco para com ela, verão em cada palavra sensatez, discernimento e sabedoria.
O livrinho, na altura, era de autoria anónima e circulava livremente na internet. No entanto, alguns anos depois, vim a saber que o seu autor é o Dr. Feldman González. Tendo entretanto verificado que a obra continua livremente disponível na net, permiti-me traduzi-lo para português e vou oferecê-lo, ao longo dos próximos posts, aos meus leitores e a todos os meus semelhantes. Faço votos para que as palavras que contém possam ajudar a despertar o “homem novo” que existe dentro de cada um de nós pois o “O Manual do Homem Novo” é, inquestionavelmente, uma apologia à mudança individual!

___________________________________ 


O Manual do Homem Novo

Todos, com maior ou menor dificuldade podem entender, mas nem todos o desejam. Vão portanto estas palavras para os que querem entender.
 
Introdução
Estas páginas não têm autor já que pertencem a todos aqueles que conseguiram, pela sua constância, atingir uma unidade com o Pensamento. A sua essência foi extraída do âmbito mental da nova humanidade, daquela energia que se irá encaminhando para cada um de nós: para o homem novo.
 
Estas palavras foram escritas em momentos de iluminação que chegaram, em todos os casos, simultaneamente com estados de relaxamento e atenção (serena vigilância). Deves lembrar-te que as palavras não são importantes em si mesmas, por isso, “os que desejam entender” passarão por entre elas, e assim na sua ânsia de descobrir a luz, descobrirão a que elas ocultam, uma vez que não é a mesma coisa falar do sol e ver o sol.
É mais importante levar à acção um só parágrafo do que ler cem vezes o texto. É essencial pensar que este livro nos fala a nós próprios e que cada coisa que nos diz está relacionada com os acontecimentos deste mesmo dia, por mais importantes ou triviais que os possamos considerar.
Pôr o manual em prática é uma tarefa e uma responsabilidade pessoal e individual aqui e a cada momento.
 
Ser, estar e fazer
Aprender o que é o lazer silencioso. Saber o que é que realmente te agrada. Não desejar ser herói. Simplificar as ideias, aproximar-te da luz. Estar sereno para compreender e aceitar os outros como são.
 
Ser totalmente livre. Forte para estar atento. Comedido para ser forte. Incansável na tranquila intenção de ver. Valente para aceitar a iniludível dor da existência. Implacável na destruição do desejo de te deixares enganar.
Existe para ti um pedaço de céu na terra: aqui e agora.
 
Dizer
Podem ter-te falado com intenção sincera, mas tudo o que te ensinaram é absolutamente mentira. Mentiras que se transmitiram por repetição de boca a boca entre os humanos no decurso de milénios.
 
Salta por cima de tudo isso, sem tocá-lo nem mencioná-lo. Voa por cima de tudo isso com os olhos postos à tua volta e dentro de ti, sem olhar para baixo.
Fá-lo tu. Di-lo tu. Pensa-o tu. Não acredites naqueles que te disserem que não és capaz ou que é uma loucura. Segue sem dúvidas o teu coração e ele dir-te-á onde está a tua verdade. Começa de novo. Não consintas a mais pequena pausa nesta trilha em direcção ao caminhar.
 
Força e esperança
A força do homem é a sua energia psicofísica que lhe permite a atenção a cada instante (e que não é análise) à vida interior e exterior. A debilidade do homem é a perseguição de distracções, excitações e estímulos cada vez mais numerosos. É uma pausa e um atraso indesejável no seu caminhar.
 
A esperança do homem novo está no libertar-se das aquisições, do consumismo, da experiência do homem velho e das guerras do homem velho (sejam conflitos mundiais, nacionais, familiares ou os próprios e íntimos de cada dia).
A única opção autêntica para o homem novo reside no recomeçar tudo e atrever-se mesmo sem esperança.
(continua)

3 comentários:

  1. Isabel,
    estou ansiosamente aguardando a continuação de sua tradução. Já gravei a parte traduzida. Gostaria de no futuro compartilhar uma tradução que estou fazendo de um livro excelente, chamado originalmente "Home With God", de Donald Walsh Neale. Assim que terminar a tradução mando o anexo para você.
    Beijos,
    Sônia

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Licença Creative Commons
This obra is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 2.5 Portugal License.