terça-feira, 30 de julho de 2013

Sonhar... imaginar

Porque o sonho, a imaginação, podem ser um abrir de asas, um voo para o infinito, um passeio no eterno...



Sonhe, caro leitor, sonhe...

6 comentários:

  1. Olá Isabel...

    É para mim sempre curioso que, senão todos, grande parte destes vídeos que nos convidam a sonhar e a contemplar, nunca mostram o animal humano!

    Talvez por sabermos que introduzindo o animal humano na equação o sonho deixa de o ser...

    Chegará a época em que para sonharmos não precisaremos de vídeos mas apenas de inspirar e olhar em nosso redor, e tudo o que conseguirmos percepcionar será o real sonho.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Olá T! É isso mesmo: o animal humano, lamentavelmente, continua imerso na acção de destruir. Destrói-se a si próprio e destrói o seu meio. Destrói tudo o que toca.

    Só quando o animal humano perceber que a única via é a criação, não a destruição, é que será possível que o sonho seja realidade e esta seja um sonho!

    Abraço, caro amigo!

    ResponderEliminar
  3. Imagino e sonho...

    http://www.youtube.com/watch?v=oEVWo_Ft-Vc

    loooongooooo abraço em ti!

    ResponderEliminar
  4. Aceitam o desafio? (vai em 2 partes :))

    "Queridos amigos!

    Prometi ao Artur, que nasceu no dia 8 de Julho, que tudo iria fazer para tornar este seu novo mundo um óptimo local para ele viver.

    A promessa que fiz é válida não só para o Artur mas também para o Diogo e para o Miguel, que nasceram uns dias depois, para a Luísa que está quase aí, para a Carolina e para a Marta, para a Maria, para o Simão, para a Sofia, para o Xavier, para a Alice, para o Francisco, para o Jaime, para a Ana, para a Leonor, para a Inês, para o David, para o João, para o André, para o Gonçalo, para a Andreia e para TODAS as outras crianças deste Mundo e as que em breve cá estarão.

    Tornar este seu novo Mundo um ÓPTIMO local para viverem pode parecer ambicioso demais, tendo em conta que milhões de crianças não têm ainda o que comer, continuam sem acesso a água potável e saneamento, sem uma cama onde possam dormir, sem acesso à Educação, a Cuidados de Saúde e à Justiça, e muitas nunca viveram um dia de Paz, mas eu acredito que É POSSÍVEL! É possível se todos acreditarmos, por isso lutarmos e para isso contribuirmos!

    E é por isso que vos escrevo este e-mail.

    Escrevo-vos porque acredito que pequenos gestos podem fazer a diferença.

    Escrevo-vos porque acredito que o nosso bem-estar individual depende do bem-estar colectivo e que o bem-estar colectivo dependente das nossas acções individuais.

    Escrevo-vos porque acredito que cada um tem poder para mudar o seu mundo e que todos juntos temos poder para mudar o Mundo.

    Escrevo-vos porque considero que todos temos o dever moral e a responsabilidade de não comprometer a sobrevivência e o futuro das crianças e das futuras gerações de seres humanos e de todos os seres com quem partilhamos o planeta.



    E o que vos proponho é simples: REFLECTIR.

    Reflectir sobre as vossas escolhas e actos.

    Podem fazê-lo neste momento, se o desejam, mas a minha proposta (e pedido!) é que tentem reflectir sobre as vossas escolhas e actos, ao longo do dia, dos dias, dos meses, SEMPRE.

    Os nossos gestos, assim como as nossas escolhas, por mais insignificantes que pareçam, podem ter um poder destrutivo enorme. E se analisarmos um pouquinho, chegaremos todos à conclusão que nos últimos dois seculos, o acumular de pequenos e aparentemente insignificantes e irreflectidos gestos, contribuiram para que hoje nos deparemos com problemas ambientais enormes, injustiças sociais gritantes, inseguranças e ódios. E estes não são problemas que não nos dizem respeito, problemas a uma escala global para os quais nada podemos fazer. Estes são problemas globais que foram criados a uma escala local e se fazem sentir a uma escala local. À escala à qual todos temos acesso e todos contribuímos diariamente. Por isso, SIM, todos podemos (e devemos!) fazer qualquer coisa! Até porque se os nossos gestos e escolhas podem ser devastadores, o seu poder regenerador e curativo pode ser igualmente inimaginavelmente grande.

    Mas reflectir exactamente sobre o quê?

    Reflectir sobre as PALAVRAS que proferimos diariamente. Sobre o que dizemos e como o dizemos. Sobre a motivação inerente a cada palavra. Uma palavra tem o poder de ferir, mas também o de curar e fazer sorrir. E o Mundo precisa de sorrisos!

    Reflectir sobre a nossa INDIFERENÇA E CONIVÊNCIA perante a injustiça. Perante leis e decisões (nacionais e internacionais) que favorecem minorias em detrimento da maioria. Perante a forma como são criados grande parte dos animais para consumo humano, privados da luz do dia e da liberdade, condenados a viver em condições miseráveis e tratados como máquinas de procriar.

    Reflectir sobre a nossa INDISPONIBILIDADE perante alguém que necessita de uns minutos de atenção e um pouco de carinho. Sobre a nossa indisponibilidade para amar incondicionalmente. Sobre a nossa DIFICULDADE EM ACEITAR que os outros (todos os outros seres humanos), tal como nós, só querem é ser felizes.

    ResponderEliminar
  5. Reflectir sobre as nossas ESCOLHAS “banais” do dia-a-dia:

    (olha, vai em 3 partes:))

    § o que comemos (ex.: foi produzido localmente? de uma forma sustentável? infligiu sofrimento a algum ser? é bom para a saúde? contribui para a economia nacional? como vem embalado? contem organismos geneticamente modificados);

    § o que vestimos e calçamos (ex.: onde foi fabricado? com materiais sustentáveis? num país com leis ambientais apertadas? numa fábrica que não recorre a trabalho infantil nem escravo? é a minha aparência mais importante que o bem-estar de outros seres?);

    § os produtos que utilizamos na higiene diária (ex.: são inócuos e biodegradáveis? foram testados em animais? quais as alternativas sustentáveis?);

    § a água que consumimos (ex.: está a ser desperdiçada? poderíamos reduzir o seu consumo? contaminamo-la com óleos ou produtos químicos? estamos conscientes do privilégio que é abrir a torneira e ter água potável à disposição? );

    § o meio de transporte que utilizamos (ex.: é a nossa alternativa viável mais sustentável?; a escolha é reflexo da indiferença e/ou comodismo ou da falta de opção?)

    § o que compramos (ex. precisamos mesmo de comprar? foi fabricado onde? em que condições? haverá uma alternativa mais sustentável? é reutilizável? foi feito para durar?)



    Reflectir sobre a nossa APATIA mórbida, que nos faz aceitar a violência (física e verbal), o ódio, o desrespeito e a intriga, tão comum nos filmes e séries, como algo normal.



    Reflectir sobre a nossa DIFICULDADE EM ACREDITAR na mudança e num Mundo melhor, sobre a nossa FALTA DE ESPERANÇA generalizada e sobre como ela favorece a aceitação das mais absurdas acções e medidas praticadas e impostas por alguns.



    Reflectir sobre o NOSSO PODER enquanto cidadãos deste Mundo, enquanto consumidores, eleitores e trabalhadores. De como podemos, com uma simples escolha, contribuir para a mudança.



    Acredito que a reflexão nos dirá que TEMOS QUE MUDAR de postura, mudar de hábitos. Nos dirá, por muito que nos custe a aceitar, que embora de uma forma mais ou menos inconsciente e não desejada, temos todos contribuído (quer pela a acção, quer pela inacção) para a degradação ambiental do planeta, para a manutenção e agravamento das assimetrias sociais (não só a nível nacional, mas também internacional), para o sofrimento de muitos seres (humanos e não-humanos) e para a prepetuação do incessante conflito entre humanos. Acredito que a reflexão nos dirá que uma mudança de postura é não apenas desejável, mas IMPERATIVA!



    Bem sei que mudar de hábitos é não é coisa fácil. Mas é bastante mais fácil do que nos fazem crer. Requer apenas uma condição: QUERER! E “querer” é uma capacidade inerente a qualquer um de vós, independentemente da idade, sexo, nível de escolaridade ou económico. Nada que não esteja ao alcance de cada um.

    ResponderEliminar
  6. E se ainda vos é difícil pensar numa mudança pelo bem-estar colectivo, pensem numa mudança pelo vosso bem-estar e pelo bem-estar daqueles que vos são próximos: filhos, netos, sobrinhos, primos, filhos de amigos.

    Pensem que, se nada fizerem, estes seres que vos são tão queridos, terão que lidar em breve com conflitos e problemas ambientais, para os quais não contribuíram, mas que lhes trarão inevitavelmente sofrimento. E estes conflitos e problemas ambientais não são ameaças abstractas, vazias de sentido, inatingíveis a quem tem dinheiro e vive num país dito “desenvolvido”. Não, são ameaças reais que afectarão todos. Violência, insegurança, falta de água potável, eventos meteorológicos extremos, acesso limitado a medicamentos naturais e escasses da alimentos são apenas algumas dessas ameaças. O rol é imenso.

    Considero que quem coloca uma criança neste mundo e nada faz para o melhorar, ou pior ainda, contribui diariamente para a sua destruição, longe de praticar um acto de amor pratica um acto de egoísmo.

    E fazer algo para o melhorar não pode resumir-se a uma acção ou escolha pontual. Requer uma intervenção diária, porque o Mundo não é estático nem imutável. Requer uma atenção, um esforço e uma determinação constante, tal como nós precisamos de água, comida e amor todos os dias!

    Por isso, meus queridos amigos, DESAFIO-VOS à reflexão e à mudança. Desafio-vos à descoberta e à criação de um novo Mundo: um Mundo mais justo, tolerante, compassivo, igualitário e pacífico, onde os sete mil milhões de seres humanos e todos os seres vivos possam coexistir harmoniosamente. Um Mundo repleto de sorrisos.

    A tarefa não é fácil, mas É POSSíVEL! Basta quererem!"

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Licença Creative Commons
This obra is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 2.5 Portugal License.