terça-feira, 11 de setembro de 2012

Das Inutilidades e Da Alma



Inner Soul Search - Colette Guggenheim


É tudo tão inútil. Ou, pelo menos quase tudo. Não são inúteis os sorrisos, não aqueles que se esboçam com bonomia. Mas são inúteis aqueles que lembram uma irreprimida contracção muscular. Não são inúteis os bons dias que transpiram sinceridade e soam a um trinar primaveril. São inúteis, porém, os que são dados entredentes, que não transmitem nada mais que um visual esgar, contrariado por um som que se pretendia mudo.
É inútil o gesto que contraria a palavra e é inútil a palavra que não se espelha no movimento corporal. É inútil a cortesia estudada, a simpatia seca, a disponibilidade que se espera não receba aceitação. São inúteis os sim que são não, os assentimentos e as concordâncias como meros nutrientes para o ego. São inúteis as dádivas focadas no receber e os abraços vigorosos que esperam recompensa.
São inúteis os aplausos impregnados de inveja e as adulações nascidas do ciúme. Inúteis também as opiniões forjadas em pensamento alheio e as atitudes escolhidas em passerelle. É inútil o que se diz e desdiz ao sabor das gentes. São inúteis as palavras de honra ditadas pela ausência da honra, e as indignações em defesa de inexistentes integridades.
Todavia, jamais será inútil todo e qualquer acto, palavra, ou sentimento advindo da profundeza da alma do ser que, sozinho, procura no silêncio a marca da verdade.


4 comentários:

  1. Olá...

    E o Ser que anda, sozinho, nessa busca, é perseguido e castigado, pois este seu comportamento não se enquadra na norma em vigor...

    A norma é a FALSIDADE e a OBSCENIDADE...

    Assim, para além da, já de si, exigente busca pela "marca da verdade", o buscador tem ainda de lutar contra uma maioria que fará tudo para o desmotivar e quem sabe forcá-lo a desistir, pois afinal custa... esta busca!

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Voz, o buscador é, na maioria das vezes, marginalizado. É tido no mínimo como um ingénuo sonhador e no máximo é apelidado de louco sem perspectivas de cura!

      Prefiro navegar sozinha na escola do silêncio a unir a minha voz à da insanidade colectiva!

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Isabel,
    é na maioria das vezes desmotivador, mas eu não desisto apesar da força contrária que é de certo modo e algumas vezes um bocado violenta.

    Parabéns pelo blog, vou seguir-te.

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigada, aNatureza! Tenho lido os teus comentários no blogue do Voz e olha... bendita cabecinha a tua!

    E, é isso mesmo, nunca desistas!

    Beijinho

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Licença Creative Commons
This obra is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 2.5 Portugal License.