quinta-feira, 12 de abril de 2012

Da Necessidade de Se Vir a Ser Alguma Coisa



Parece-me absurda a necessidade de se vir a ser alguma coisa para além do que já se é. Afigura-se-me como um factor de auto-anulação, um desperdício da natureza própria. O indivíduo que, por essência, já é alguma coisa, despreza totalmente o que é e coloca-se no caminho ilusório do devir, ao serviço da transitoriedade e em detrimento do autoconhecimento e da individualidade. Troca a sua unicidade original pela opaca cópia da imitação.
Ao longo desse caminho, olhos postos numa meta quimérica, o indivíduo luta ferozmente pelo objectivo do momento, insensível e alheio ao contínuo violentar da sua própria individualidade. Não existe tal objectivo. É um logro sem realidade porque é gerado na inconsistência do desejo. É um círculo infinito. O desejo nasce, e sendo satisfeito morre para renascer mais forte, mais exigente, mais enganador, mais embotador, mais castrante.
Ninguém consegue ser algo que não seja já, é um facto. Recém-nascido, criança, jovem, maduro ou velho, é-se o que se é. A quididade está aí, em qualquer altura da vida. Ora o verdadeiro problema reside no devir ilusório, no desejo portanto. Porque quererá o indivíduo vir a ser alguma coisa?
A razão mais evidente, assim à primeira vista, será a insuficiência e a inferioridade que o indivíduo sente em si mesmo. Porque não se busca, porque permanece interiormente inexplorado, não se reconhece como um todo integral, completo. Tortura-se então no vasto deserto do desconhecimento de si próprio e convence-se de uma aparente incompletude. Há um vazio que lhe morde a alma. Uma solidão que lhe alimenta o medo e uma pequenez que dele advém. Fugindo de si mesmo, o instinto gregário leva-o à associação cega. Porque não sabe ser plural na sua qualidade de único, na sua individualidade exclusiva, eis que, por suas mãos, tece o seu próprio drama!
No patriotismo, porque perdido e sem referências, pensa que se encontra. E cria divisão entre os semelhantes. Na religião, porque inconsciente de si e desprovido de autoconhecimento, acredita que está a salvo. E cria divisão entre os semelhantes. No partido político, porque egocêntrico e temeroso, crê-se justo e corajoso. E cria divisão entre os semelhantes. Na classe social, no estilo de vida, no clube de futebol, nos bens materiais, porque vazio e insignificante, julga encontrar importância e plenitude. E cria divisão entre os semelhantes. Na agregação, no sentimento de pertencer a algo maior, porque pequeno e impotente, pensa encontrar segurança.
Dividido e fragmentado, firme no caminho do vir a ser, que não é senão desejo de ser algo incitado pelo esquecimento do que se é, o indivíduo estropia cada vez mais o seu carácter humano. Que aberrante mutação o esperará num futuro gerado na insustentabilidade do devir?

4 comentários:

  1. Olá!

    A formatação é fantástica!

    E logo de pequenino se formata o menino.

    Se perguntarmos a uma criança de seis ou sete anos, o que quer ser quando for grande, a resposta já mostra que a formatação está em curso e a ser bem sucedida, pois nem uma única irá responder "Quero ser EU"...

    Todas responderão as balelas formatadas do costume "Quero ser bombeiro", "Quero ser polícia", "Quero ser veterinário", "Quero ser jogador de futebol", "Quero ser enfermeira"...

    Retirando as improváveis, mas sem dúvida existentes, excepções, as respostas não fogem muito deste grupo de "profissões". Afinal de contas as crianças nascem para serem o não-EU, para serem uma simples peça desta máquina capitalista e desumanizada, que todos continuamos a idolatrar como se mais nada fosse possível existir.

    Infelizmente, já não somos capazes de regressar ao EU por meios próprios. Esperemos que num futuro longínquo a nossa espécie, após profunda evolução e diferenciação, se tenha transfigurado e que seja constituída por indivíduos "EU".

    Bjhs

    ResponderEliminar
  2. É isso mesmo Voz! É deveres preocupante o quanto o ser humano se afasta cada vez mais da sua essência!

    Por isso é que acho de máxima impotância que as poucas pessoas que têm consciência do que realmente são dêem voz ao seu EU!

    Voz, nunca deixes de fazer ouvir a tua voz! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa do eu tem muito que se lhe diga .Mais propriamente a crença numa identidade própria implica assumir "de mão beijada" que somos movidos por uma "estrutura" repleta de preconceitos e condicionamentos .O auto conhecimento visa a libertação desse fardo . Agora não tenho tempo, gostei da estranheza dos teus conceitos, voltarei em breve aqui para dialogar e também trazer para a conversa Krisnamurti entre outros .

      Eliminar
  3. Caro Gust99, será um prazer dialogar, e tratando-se de Krishnamurti o prazer será redobrado!

    Fico à espera!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Licença Creative Commons
This obra is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 2.5 Portugal License.