domingo, 14 de abril de 2013

Não me apetece escrever, apetece-me reflectir...


Fotografia de guerreiros samurais da província de Satsuma durante a Guerra Boshin

Não tenho pais: Faço do céu e da terra meus pais.
Não tenho casa: Faço da consciência a minha casa.
Não tenho vida ou morte: Faço do curso da respiração a minha vida e morte.
Não tenho poder divino: Faço da honestidade o meu poder divino.
Não tenho meios: Faço da compreensão os meus meios.
Não tenho segredos mágicos: Faço do carácter o meu segredo mágico.
Não tenho corpo: Faço da persistência o meu corpo.
Não tenho olhos: Faço do clarão do relâmpago os meus olhos.
Não tenho ouvidos: Faço da sensibilidade os meus ouvidos.
Não tenho membros: Faço da prontidão os meus membros.
Não tenho estratégia: Faço do “não obscurecido pela sombra do  pensamento” a minha estratégia.
Não tenho desígnios: Faço do “aproveitar a oportunidade” o meu desígnio.
Não tenho milagres: Faço da acção correcta os meus milagres.
Não tenho princípios: Faço da adaptabilidade a todas as circunstâncias os meus princípios.
Não tenho tácticas: Faço do vazio e da plenitude as minhas tácticas.
Não tenho talentos: Faço do meu expedito entendimento o meu talento.
Não tenho amigos: Faço da minha mente o meu amigo.
Não tenho inimigos: Faço da negligência o meu inimigo.
Não tenho armadura: Faço da benevolência e da rectidão a minha armadura.
Não tenho castelo: Faço da mente impassível o meu castelo.
Não tenho espada: Faço da ausência do ego a minha espada.

                                                             Samurai anónimo, séc. XIV


2 comentários:

  1. Obrigada pela visita, Dr. Octopus!

    Reflectir em silêncio nas palavras sábias dos nossos semelhantes pode ser um benéfico exercício...

    Um abraço

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Licença Creative Commons
This obra is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 2.5 Portugal License.