sexta-feira, 31 de maio de 2013

Monstros no Poder


A desumanidade ainda me surpreende, ainda me choca, ainda me agonia. Não porque não abundem os vis e tenebrosos exemplos neste mundo em franco declínio, mas porque, no mais recôndito do meu ser, albergo a esperança de um renascimento ainda que, talvez, num futuro demasiado distante...



Gina Rinehart Pede Esterilização dos Pobres



A multimilionária conservadora Gina Rinehart pediu hoje a esterilização dos pobres, argumentando que a única maneira de aliviar a pobreza é impedir as “classes desfavorecidas” de se multiplicarem.

Num vídeo carregado na sua conta oficial do You Tube, a herdeira mineira australiana disse que a desigualdade de rendimentos é causada por diferenças na inteligência e que a eugenia é a única solução.

“A nossa nação enfrenta uma grave crise económica visto que a combinação de um dólar australiano forte e a queda de preços das matérias-primas esgotam a nossa capacidade de competir globalmente,” explicou ela, “a única solução lógica para esta crise é fortalecer a qualidade do nosso recurso mais valioso: o capital humano. Penso que qualquer casal que ganhe menos de $100.000 por ano deveria ser esterilizado à força através de uma vasectomia ou da ligação da trompa de Falópio. Aqueles que ganhem mais do que $100.000 devem ser encorajados a ter 10 ou 12 filhos.
Somente eliminando o que não serve e concentrando-nos nos nossos trabalhadores mais inteligentes e mais eficientes é que podemos ter a esperança de derrotar os nossos rivais no mundo emergente”.


Herdar a Terra

Rinehart é a pessoa mais rica da Austrália e é considerada uma das mulheres mais ricas do mundo. A maior parte da sua fortuna vem de uma empresa mineira que herdou do seu pai e mais tarde se tornou líder na exportação de minério de ferro.

A sua fortuna prosperou durante o longo boom de exportação de matérias-primas da Austrália, mas está sob ameaça à medida que a economia chinesa abranda e os preços do minério de ferro caem. Somado às suas aflições está o ascendente custo de produção.

No final do ano passado, Rinehart fez um vídeo argumentando que os australianos precisavam de aceitar salários mais baixos porque as pessoas em África estavam dispostas a trabalhar por $2 por dia. Mas no vídeo de hoje ela parece ter-se apercebido que mesmo isso não seria suficiente.

“Pagar menos aos australianos é uma parte da solução, mas não pode ser a solução total. De nada serve pagar a alguém se esse alguém for demasiado preguiçoso, bêbedo e estúpido para operar convenientemente o nosso sofisticado equipamento mineiro. Portanto estou disposta a pagar um salário decente, desde que obtenha o filho de um médico e não o filho de um empregado de bar fracassado a viver da assistência social. O problema é que as classes desfavorecidas parecem estar a gerar pessoas inteligentes e eu não consigo encontrar em nenhum lado um trabalhador decente.
É aqui que entra o nosso governo. Ao impedir os pobres de procriar, podemos criar uma nova classe de australianos inteligentes, trabalhadores e bem pagos que forjem a nossa futura economia.”

Rinehart foi recentemente classificada em 16º lugar na lista da Forbes das mulheres mais poderosas do mundo, à frente da primeira-ministra australiana Julia Gillard.  A sua fortuna está estimada em mais de $21 mil milhões de dólares americanos.

Tradução: Isabel G


2 comentários:

  1. Amiga Isabel,

    A eugenia nunca poderá ser a solução.

    A procura da felicidade, quanto efémera quanto a nossa curta passagem pela vida tem de ser assumida na sua plenitude.

    Os "pobres" não o são por opção mas devido ao sistema vigente. A Terra tem capacidade para sustentar o dobro da população actual, o mal está na divisão do trabalho produzido.

    Um beijo

    ResponderEliminar
  2. É isso mesmo, estimado Dr. Octopus, o mal está na divisão do trabalho produzido e na mente do ser humano, que de tão desumanizado, pensa no seu semelhante como sendo um objecto, como sendo uma ferramenta cuja utilidade é apenas a de dar a ganhar!

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Licença Creative Commons
This obra is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 2.5 Portugal License.